Vendas em supermercados sobem 5,5% em 2009

Publicado em: 28/01/2010
Vendas em supermercados sobem 5,5% em 2009





O Índice Nacional de Vendas no setor supermercadista fechou 2009 acumulado em 10,65%. Esse número é 5,51% maior em comparação com o ano de 2008. Os meses de novembro e dezembro evoluíram 3,53% e 6,61%, respectivamente, em comparação com o mesmos períodos do ano anterior. As informações foram divulgadas esta quinta-feira pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).


Além das vendas, o AbrasMercados - cesta de 35 produtos considerados de largo consumo - analisado pela Abras e pela GfK, apontou queda de 0,04% dezembro em comparação com novembro. O acumulado do ano foi 0,32% maior que o ano anterior.



Dentre os produtos da cesta que registraram as maiores altas estão açucar, com 57,20%, a cebola, com 50,70%, e a batata, com 46,50%. Já os de maiores baixas foram o feijão, com 34,40%, o tomate com 22,70%, e o arroz, com 15,50%.



O volume das vendas fechou 2009 acumulado em 3,20% em comparação com 2008. O bom desempenho foi puxado pela cesta de bebidas alcoólicas e produtos perecíveis.


Para Sussumu Honda, presidente da Abras, os resultados foram positivos, principalmente se levado em conta o período de crise no início de 2009. "Sem dúvida nenhuma, as ações de incentivo ao consumo tomadas pelo governo, como a redução de impostos, foram essenciais para esse desempenho".


Para 2010, ainda não há nenhuma projeção de crescimento, mas o setor está muito otimista por conta da retomada da economia e do desenvolvimento econômico e social do País.


Daniela Barbosa, iG São Paulo