Tarifa bancária sobe até 124%

Respeitar regras realmente não faz parte da política dos bancos. Mesmo com as normas de tarifas bancárias, padronizadas pelo Banco Central há três anos, o pacote de serviços subiu 124%. Resultado: as queixas continuam a crescer. Os dados são do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).
O problema, é que o consumidor não sabe o que pode ter gratuitamente e mais, muitas vezes o pacote oferecido pela instituição financeira não é adequado ao nível de renda do cliente, o que significa, que os bancos espertamente, oferecem serviços mais caros sem necessidade.
O levantamento mostra, por exemplo, que o pacote simples do Santander, em abril de 2008, custava R$ 8,90. Em março deste ano, o correntista tinha de desembolsar pelo mesmo serviço, R$ 19,90. Alta de 124%.
Outro dado interessante é que, na média, as receitas dos bancos com as tarifas cresceram 30% entre dezembro de 2008 e dezembro de 2010. A Caixa foi a empresa com maior expansão no intervalo: 83%. O Idec analisou o Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco, Santander, Caixa, HSBC e Banrisul.
Apesar das normas do Banco Central para controlar as tarifas bancárias, as reclamações continuam a crescer consideravelmente. Entre os meses de abril de 2009 à março de 2010, houve 1406 queixas sobre as tarifas e, nos 12 meses seguintes, foram 1553, com uma alta de 10%.