Senadores aprovam reajuste de 7,72% para aposentados e fim do fator previdenciário

Publicado em: 21/05/2010
Senadores aprovam reajuste de 7,72% para aposentados e fim do fator previdenciário

Os senadores aprovaram o reajuste de 7,72% para os aposentados e pensionistas que recebem acima de um salário mínimo e o fim do fator previdenciário. O texto segue agora para a sanção ou veto do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O fator previdenciário foi criado em 1999, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, como forma de inibir aposentadorias precoces e reduzir as despesas da Previdência.

Na prática, o fator previdenciário é um redutor do benefício, conforme o tempo de contribuição e a idade.



FICHA LIMPA TAMBÉM É APROVADO



Os senadores aprovaram, por unanimidade, o projeto "Ficha Limpa", que impede o registro de candidaturas de políticos com condenação por crimes graves após decisão colegiada da Justiça (mais de um juiz).

Essas votações polêmicas aconteceram em uma sessão de cerca de 4 horas.

Também foi aprovada a medida provisória 477, que trata da liberação de créditos extraordinários de R$ 18 bilhões para diversos órgãos do Poder Executivo. Essa era uma das três MPs que trancaram a pauta da Casa.