Santander: Renovação do acordo aditivo

Os representantes dos funcionários do Santander, participaram nos dias 03 e 04 de março, em São Paulo, da primeira rodada de negociação para a renovação do acordo aditivo com o banco espanhol. As cláusulas do novo acordo foram debatidas após os bancários entregarem a pauta de reivindicações, elaborada após consulta feita com aos funcionários nos meses de janeiro e fevereiro deste ano.
Uma das prioridades apresentadas na reunião foi a isenção total de tarifas para os trabalhadores do Santander, incluída na cláusula 7ª da minuta. Os trabalhadores reivindicaram também tarifa diferenciada na contratação de crédito, como CDC, consignado e imobiliário. A COE tem buscado em todas as rodadas de negociações um melhor acordo para os funcionários, que precisam ser valorizados. Outras questões também estão emperradas, sem avanços, como a readequação das bolsas de estudos e nas provas do CPA 10 e CPA 20.
O Santander tem todas as condições de atender as reivindicações. No ano passado, o banco lucrou no país R$14,5 bilhões, uma alta de 17,4% em relação ao resultado de 2018. Somente a arrecadação com tarifas corresponde a 196,8% da folha de pagamento, quase duas vezes as despesas com o funcionalismo.
O banco não demonstrou interesse em ceder benefícios aos trabalhadores, o que dificulta o acordo. Ainda não há previsão para a próxima negociação.