Santander mais uma vez lidera queixas de clientes
Em junho, mais uma vez o Santander liderou o ranking das instituições financeiras com o maior número de reclamações entre os bancos com mais de 1 milhão de clientes, de acordo com levantamento do Banco Central (BC). É o quinto mês em 2014, dos seis mensurados.
A instituição espanhola recebeu 316 reclamações procedentes em junho, contando com 22,851 milhões clientes sob o Fundo Garantidor de Créditos (FGC), o que representa o índice de 1,38 no mês, o mais alto entre as maiores instituições.
As principais reclamações no Santander foram a realização de débitos não autorizados, a prestação do serviço de conta-salário de forma irregular e a concessão de crédito sem documentação adequada. O banco lidera esse ranking desde janeiro de 2013, é a 13ª vez em 18 meses.
Foram mais de 4.833 demissões feitas entre março de 2013 e março deste ano, além do fechamento de 150 agências no mesmo período. A direção do banco parece não perceber que isso é reflexo direto da política de redução de custos obtida por meio das demissões e da sobrecarga de trabalho, o que gera a precarização do atendimento ao cliente e o adoecimento dos funcionários. Quando é que o Santander vai acabar com essa situação lamentável?
HSBC, Banrisul, Itaú Unibanco e BB vêm logo depois.