Santander ignora reclamações dos clientes

Levantamento feito pelo Procon-SP, divulgado nesta terça-feira, 15 de março, Dia Internacional do Consumidor, apontou o Santander como a instituição financeira que mais deixou de atender as reclamações dos clientes no ano passado.
De acordo com o ranking, o banco espanhol ignorou 79% das 695 queixas fundamentadas em 2010 - aquelas que por não terem sido solucionadas tiverem processo administrativo aberto para serem trabalhadas pelo órgão junto aos fornecedores.
O Cadastro de Reclamações Fundamentadas em 2010 foi apresentado pela secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, Eloisa de Sousa Arruda, e pelo diretor-executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Lencioni Góes.
O Procon ressaltou que o Santander aparecia em 19º lugar no ranking das reclamações de 2009 e no ano seguinte pulou para 9º, destacando-se por não solucionar as reclamações, que focam especialmente transações eletrônicas não reconhecidas e cobrança de tarifas atreladas à utilização da conta corrente (tarifa de adiantamento a depositante, excesso de limite).
Confira o ranking das empresas com maior percentual de não atendimento das queixas:
SANTANDER/REAL - 79,1%
ELETROPAULO - 71,1%
ITAÚ/UNIBANCO - 51,7%
SONY/ERICSSON - 47,7%
BRADESCO - 45,2%
NET - 43,2%
LG - 41,2%
TELEFÔNICA - 27,5%
CLARO - 23,9%
SAMSUNG - 11,6%