Reestruturações prejudicam funcionários do Santander

Há anos, o Santander tem implantado reestruturação com demissões, falta de contratação de funcionários, terceirizações de setores inteiros e automatização de funções. Além disso, o banco espanhol extinguiu o cargo de gerente de atendimento, o que resultou em sobrecarga dos gerentes de negócios e serviços, e ainda ampliou o horário de atendimento gerencial das 09h às 17h.
O movimento sindical aponta que a ampliação do horário deve afetar mais as agências periféricas que atendem a um volume maior de clientes. Em muitos casos, o funcionamento pode ir até depois das 17h pela demora para solucionar boa parte dos problemas.
O Santander empurra a clientela para o atendimento digital e corta postos de trabalho que poderiam melhorar o atendimento. Dados do balanço do Santander mostram que, em um ano, a carteira digital do banco cresceu 17%; no mesmo período houve crescimento de 8% de clientes tradicionais. Em cinco anos, do primeiro trimestre de 2016 ao primeiro trimestre de 2022, a média de clientes por funcionário cresceu de 656 para 1.116. No período houve aumento de 166% no número de clientes e redução de 2,1% no número de funcionários.