Reclamações contra bancos recuam 5,36% em janeiro de 2012, mas Itaú Unibanco lidera insatisfação

Publicado em: 23/02/2012
Reclamações contra bancos recuam 5,36% em janeiro de 2012, mas Itaú Unibanco lidera insatisfação

O número de queixas contra os bancos recuou 5,36% em janeiro de 2012, na comparação com dezembro do ano passado, de acordo com dados do ranking de instituições mais reclamadas, divulgado pelo Banco Central.


No mês passado, foram 865 casos, considerando todas as instituições financeiras com mais de um milhão de clientes, contra 914 registrados no mês anterior.


Ainda no mês de janeiro de 2011, o número de reclamações contra bancos mostrou alta. Considerando aqueles com mais de um milhão de clientes, as queixas contra as instituições bancárias aumentaram 20,64%, já que naquele mês o total de reclamações somou 717 queixas.


O Itaú Unibanco, manteve a liderança do ranking das cinco instituições financeiras mais reclamadas. O banco registrou índice de queixas de 1,03 a cada 100 mil pessoas. Na sequência vieram o Banco do Brasil, Santander, Bradesco e HSBC.


Devido aos constantes números de dispensas que a instituição vem realizando, o resultado não poderia ser diferente, a piora no atendimento aos clientes e usuários, o aumento das filas, a sobrecarga de trabalho e a tensão dos funcionários, vem levando a imagem da empresa para o “buraco”.


O banco já perdeu cerca de 460 mil clientes, em função de o governo do Estado do Rio ter transferido a folha de pagamento dos servidores para o Bradesco. Em Goiás, o governo estadual fez o mesmo, transferindo as contas dos funcionários para a Caixa Econômica Federal. Governos e a população percebem que a política de demitir em massa num banco que já carece de funcionários para atender à demanda das agências, pode levar o Itaú Unibanco a perder cada vez mais clientes.