Reclamação contra bancos cresce

O número de reclamações procedentes contra os bancos, aumentou nos primeiros dez meses deste ano na comparação com o mesmo intervalo de 2010. No período, a média mensal de queixas passou de 799 para 1.157 registros, segundo o BC (Banco Central).
Os débitos não autorizados e as cobranças de serviços não contratados lideram o ranking de queixas, o BB, Caixa, Itaú Unibanco, Bradesco e Santander somam 98,2% das denúncias dos clientes. Em outubro, de 1.143 reclamações contra os bancos, um terço estava relacionada a essas duas irregularidades.
É importante que o correntista acompanhe a movimentação de sua conta. Se constatar alguma movimentação atípica, o primeiro passo é acionar o banco. Se não tiver sucesso, ele deve procurar a ouvidoria da instituição. Se o problema não for resolvido, o correntista deve buscar um órgão de defesa do consumidor.
O cliente pode ainda registrar a queixa no site do Banco Central, que é responsável por fiscalizar e aplicar as sanções previstas às instituições que não cumprem as regras do setor.