Queixas contra os bancos crescem 40%

Publicado em: 26/07/2011
Queixas contra os bancos crescem 40%

  As reclamações contra os principais bancos do país aumentaram 40% entre janeiro e junho, em relação ao mesmo período de 2010. De acordo com o Banco Central, no primeiro semestre deste ano, a média mensal de reclamações foram de 790, contra 564 nos primeiros seis meses do ano passado.



  Quem lidera o ranking é o Santander, com alta de 240%. O Itaú Unibanco ficou em segundo lugar com elevação de 81%. Em seguida, aparecem o Bradesco com 22% e Caixa com 20%. Por incrível que pareça, há quem tenha reduzido o número de queixas. O Banco do Brasil, por exemplo, teve retração de 12% e o HSBC de 15%.



  As principais reclamações dos consumidores foram sobre débitos não autorizados (20,2%), serviços não contratados (10,1%), esclarecimentos incompletos (9,7%) e descumprimento de prazos (9,3%). O menor resultado fica por conta das operações não reconhe-cidas (6,2%).



  A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) acredita que o crescimento da base de correntistas ajudou no aumento de reclamações. Houve avanço, inclusive, de 7% na quantidade de clientes no período.