Queixas contra bancos aumentam 89%

Publicado em: 26/05/2010
Queixas contra bancos aumentam 89%


Os clientes não estão mais calados perante o abuso das instituições financeiras. Segundo informações do Banco Central (BC), as reclamações contra os bancos tiveram alta de 89% em dois anos. As queixas que chegavam a 52,8 mil em 2007, saltaram para 99,8 mil, em 2009.





De acordo com dados do Procon-Ba, o aumento se deve a dois fatores: a ampliação do acesso de correntistas das classes C e D e a maior conscientização da população diante dos direitos do consumidor. Entre as principais reclamações destaque para a proibição da cobrança de tarifas de renovação cadastral, de abertura de crédito e a obrigação de oferecer extratos anuais.



Para evitar problemas, é consenso no movimento sindical à leitura atenta do contrato e a comparação com outros bancos. É necessário também saber a quantidade de serviços gratuitos que o cliente tem acesso por mês como, fornecimento de cartão de débito, dez folhas de cheques, consultas mediantes utilização a internet, dentre outros.



Mais comuns

As queixas mais comuns feitas pelos clientes são de débitos não autorizados, saques e depósitos divergentes, operações não reconhecidas, problemas nas centrais de atendimento e dificuldade em encerrar contas.



Para reclamar, o correntista deve primeiro ir à agência e falar com o gerente. Em seguida, fazer queixa na ouvidoria do banco caso tenha dúvidas do dinheiro do serviço prestado. Por fim, o Banco Central e o Procon