Procon multa 20 agências no Rio por desrespeito
A Operação Tio Patinhas do Procon do Rio fiscalizou diversas agências bancárias do Rio de Janeiro na última terça-feira (13/08), a fim de verificar o atendimento aos correntistas e usuários. De acordo com o diretor de Fiscalização do Procon, Fábio Domingos, o objetivo da operação é garantir os direitos do consumidor. Das 21 agências fiscalizadas pelo Procon, apenas uma não foi multada.
Além da demora no atendimento, muitos bancos não distribuíem senha para os caixas e não tinham cartazes informando sobre o tempo de espera. Muitas agências não ofereciam as 15 cadeiras preferenciais, não tinham cadeira de rodas e caixa eletrônico adaptado para pessoas especiais, além de não terem detector de metais na entrada.
A última edição da Operação Tio Patinhas ocorreu em abril deste ano. As irregularidades verificadas nesta edição foram as mesmas apresentadas no começo do ano.
Segundo o Procon, uma multa por demora na fila é de R$ 10 mil, mas, para a ausência do número devido de cadeiras preferenciais, a multa pode chegar a R$ 7 milhões.