Ombudsman do Itaú: você confia?

Publicado em: 14/12/2021
Ombudsman do Itaú: você confia?

 Um “ombudsman” é um sistema criado por uma empresa para ouvir de seus empregados críticas e reclamações e ajudar a melhorar a produtividade dos trabalhadores. Mas no Itaú não é assim. Funcionários denunciam que o sistema de ouvidoria interna é puro marketing do banco e nenhuma providência é tomada para pôr fim ao aumento das metas e da prática de assédio moral, oprimindo e adoecendo ainda mais os bancários.


“Os gerentes gerais só ligam para o ombudsman para saber a respeito das metas, cada vez mais desumanas e as agências sem um número de funcionários suficientes são negligenciadas”, afirma a diretora do Seeb-RJ do Rio, Maria Izabel, que é membro da COE (Comissão de Organização dos Empregados).

 

Funcionários denunciam que chegaram a sofrer assédio moral e pressão psicológica na frente da funcionária do ombudsman e confirmaram que abriram um canal do Ombudsman e receberam como resposta ligações com deboches e que os assediadores denunciados são, no máximo, transferidos para outra unidade. “Há até casos de bancários que pediram demissão em função de um instrumento do banco que não serve para nada”, conclui a sindicalista.