‘Não perturbe’ sistema para bloquear ofertas de crédito consignado

O INSS, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lançaram a plataforma 'não perturbe' para impedir o assédio comercial de bancos e financeiras focado na oferta de empréstimos consignados.
O sistema foi pensado com base em três pilares: a plataforma ‘não perturbe’ para bloquear ligações com oferta de crédito consignado, que ficará à disposição dos consumidores que não queiram receber os contatos; formação de base de dados para monitorar reclamações sobre a oferta inadequada do produto e estabelecimento de medidas voltadas ao combate ao assédio comercial.
O secretário Nacional do Consumidor, Luciano Timm, acredita que a ação irá resolver uma das reclamações mais frequentes que é o de consignados a idosos. Nos últimos três anos, a Ouvidoria do Instituto Nacional de Seguridade Social recebeu quase 150 mil reclamações sobre esse assunto.
O INSS inclusive tem o perfil de quem mais sofre esse assédio: são os aposentados que ganham até dois salários mínimos, ou seja, R$ 1.996. Inclusive o empréstimo consignado é uma das principais causas de endividamento de idosos no país e, também, de reclamações no INSS.