Movimento sindical cobra fim do horário estendido pelo Santander

Publicado em: 07/04/2022
Movimento sindical cobra  fim do horário estendido pelo Santander

O movimento sindical cobrou do Santander o fim do horário estendido para atendimento de clientes com doenças que podem ser agravadas pelo vírus causador da Covid-19. A direção do banco convocou os funcionários do grupo de risco para voltarem ao trabalho presencial desde o dia 04/04. Mas, manteve o horário estendido nas agências para atendimento aos clientes do grupo de risco.


O horário regular é das 10h às 16h, ou das 10h às 15h nos municípios que assim determinaram, conforme legislação local. Durante a pandemia, o Santander, junto como os demais bancos, implementou horário de atendimento preferencial das 09h às 10h nas agências para idosos e pessoas do grupo de risco para o coronavírus.


A direção do Santander respondeu que este tema está em discussão internamente, e se comprometeu a dar retorno ao movimento sindical até o fim desta semana.


“Da forma como está, o banco tem usado a pandemia como pretexto para aumentar a carga de trabalho nas situações que lhe convém, porque essa uma hora a mais de atendimento significa sobrecarga de trabalho para os bancários. E ainda há denúncias de bancários de diversos locais de trabalho onde clientes que não são do grupo de risco chegam entre 9h e 10h, e acabam atendidos porque nenhum bancário ousaria recusar atendimento”, afirma a coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, Lucimara Malaquias.