Mais de 25 mil crianças poderão tomar vacina contra Covid-19 em Petrópolis

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nessa quinta-feira (16/12), o uso da vacina contra Covid-19 da Pfizer/Wyeth para crianças de 05 a 11 anos. Com isso, 25.918 petropolitanos dessa faixa etária poderão ser imunizados, de acordo com a estimativa populacional feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Até o dia 15/12, Petrópolis já havia aplicado 497.071 doses da vacina.
A vacina a ser usada em crianças é diferente daquela aplicada nas pessoas a partir de 12 anos e tem uma dosagem menor: enquanto em adolescentes e adultos, são aplicadas 30 microgramas, nas crianças, são 10 microgramas. A forma de diluição do imunizante também é distinta.
Por isso, o frasco terá tampa de cor diferente para facilitar a identificação pelos pais: cor laranja (já para adolescentes e adultos, a tampa é roxa). A Anvisa recomendou que os postos de aplicação mostrem a tampa do frasco para os pais antes de colocar a dose na seringa.
Outra orientação da Anvisa é sobre eventuais casos de crianças que completarem 12 anos entre a primeira e a segunda dose. Nesse caso, o ciclo de imunização deve ser concluído com vacina para crianças (dosagem pediátrica).