Mais 13,1 milhões chegam a classe média

Publicado em: 01/07/2011
Mais 13,1 milhões chegam a classe média

  O Brasil é o único entre os emergentes a aliar crescimento econômico com redução das desigualdades sociais.     Nos últimos 21 meses, 13,1 milhões de brasileiros passaram para as classes A, B ou C. A boa notícia vai além.



  Desde 2003, primeiro ano do governo Lula, o país ganhou 50 milhões de consumidores.



  Os dados fazem parte de pesquisa divulgada, nesta segunda-feira (27/06), pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). O rendimento das famílias melhorou consideravelmente.



  Enquanto a renda per capita dos mais ricos cresceu 10% na última década, a dos mais pobres aumentou 68%. Resultado das políticas sociais desenvolvidas a partir de 2003.



  Entre os emergentes, a renda dos 20% mais ricos no Brasil é inferior à registrada nos demais países dos Brics (grupo que além do Brasil tem Rússia, Índia, China e África do Sul).

Quando se trata do crescimento dos 20% mais pobres, o Brasil só fica atrás da China.



  Por trás da situação confortável estão os investimentos maciços em educação, saúde, moradia e geração de emprego. O estudo deixa claro que o país está no caminho certo para acabar com a miséria.