Lançada campanha de mídia para denunciar o Itaú Unibanco

Publicado em: 01/02/2012
Lançada campanha de mídia para denunciar o Itaú Unibanco

Foi lançada no dia 30/01, uma campanha de mídia, com inserções em rádios, outdoors, busdoors e material publicitário que devem ser usados nos veículos da entidade e também em carros particulares.


O objetivo é denunciar a política de demissões, a pressão por cumprimento de metas e o assédio moral no Itaú Unibanco. As inserções serão nas rádios Bandnews (em intervalos do programa do jornalista Ricardo Boechat, a partir das 9h20), na MPB FM e na FM 98. As rádios JB FM, FM O DIA e Tupi se negaram a divulgar a campanha, mesmo em espaços pagos.


Hoje, no centro do Rio, representando o SEEB Petrópolis, os diretores Geraldo Luiz de Oliveira e Robson Voigt, participam da “bicicleata”(movimento ciclístico, com as famosas laranjinhas), que visa dar continuidade a manifestação promovida contra as demissões em massa que o banco Itaú Unibanco vem promovendo.


Demitir e explorar trabalhador é uma marca registrada e histórica do Itaú Unibanco. Entretanto, nos últimos anos, estas práticas foram radicalizadas pela direção da empresa a ponto de extrapolar todos os limites do suportável. As fusões e mais recentemente a perda de contrato com o Estado do Rio de Janeiro parecem ter deixado a direção do Itaú Unibanco sem rumo. Após perder uma fatia gorda do mercado, o banco tenta aumentar o lucro massacrando ainda mais seus funcionários e demitindo em massa para reduzir custos.


O grupo da família Setúbal demitiu somente em 2011, mais de 4 mil trabalhadores, mesmo diante de um lucro de R$10 bilhões. A política caduca do banco resulta em aumento das filas, sobrecarga de trabalho e mais pressão sobre os trabalhadores, gerando um grande caos nas agências. Os bancários não suportam mais.


Não há publicidade da empresa que consiga esconder os fatos, o Itaú Unibanco continua a ser líder absoluto de reclamações dos consumidores no setor, segundo dados do Banco Central e do Procon.