Itaú Unibanco vê reversão na inadimplência e retomada do crédito
Publicado em: 03/11/2009

Apesar de o Débito Direto Autorizado (DDA) ser gratuito, parte dos bancos incluiu nos contratos com os clientes cláusulas que possibilitam a cobrança por serviços adicionais oferecidos em função do novo sistema.
Os dados são da Pro Teste, órgão de Defesa do Consumidor, que analisou o Banco do Brasil, Bradesco, HSBC, Itaú, Real, Santander e Unibanco.
Os dados são da Pro Teste, órgão de Defesa do Consumidor, que analisou o Banco do Brasil, Bradesco, HSBC, Itaú, Real, Santander e Unibanco.
De acordo com o estudo, existem “brechas” que podem, inclusive, acarretar na cobrança do uso pelo DDA. A Pro Teste encaminhou os dados ao Banco Central para que as cláusulas sejam alteradas. O objetivo é impedir que os correntistas paguem por novas tarifas.
Segundo a Resolução de número 3.518, de dezembro de 2007, que disciplina o funcionamento das tarifas bancárias, um serviço só pode ser cobrado em caso de solicitação ou autorização prévia do consumidor. Como o DDA foi oferecido como um serviço gratuito a cobrança é ilegal.
