Itaú Unibanco lidera ranking de reclamações do BC

São Paulo – O Itaú Unibanco está no topo da lista de reclamações recebidas pelo Banco Central em dezembro passado. Entre as principais dores de cabeça que a instituição causou aos clientes estão débitos não autorizados, operações não reconhecidas, saques/depósitos divergentes, restrições aos canais de atendimento convencionais, cobrança irregular de tarifas, descumprimento de prazos e problemas com crédito consignado.
Para o presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino, o mau atendimento que o Itaú Unibanco presta aos clientes e usuários se deve, em grande parte, à falta de funcionários no banco. “O centro de relocação barrou muitas demissões, mas o déficit de funcionários ainda é muito grande nas agências e departamentos do banco”, comenta.
Para aumentar o número de bancários, o movimento sindical luta há anos pela ampliação do horário de atendimento dos bancos, com a criação de dois turnos de trabalho. “Isso elevaria as contrações e, consequentemente, geraria melhor atendimento à sociedade. Sem contar na preservação da saúde da categoria. Hoje, existe um ciclo vicioso. Os bancários são obrigados a vender produtos com metas abusivas. Isso os leva a extrapolar o horário de trabalho e a adoecer física e mentalmente”, explica o diretor de bancos privados da Fetec/CUT-SP, Valdir Machado de Oliveira.
Em segundo lugar no ranking de reclamações está o HSBC, seguido por Bradesco, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.
Redação, com informações da Fetec-CUT/SP - 03/02/2010