Itaú Unibanco é o líder em reclamações dos bancos

O Itaú, realmente, é campeão. O dono do maior lucro da história do sistema financeiro nacional, também é o que mais demite e o que mais gera insatisfação entre os clientes. Dos 5.985 atendimentos sobre cobranças indevidas, no primeiro semestre deste ano, 3.045 pertencem ao Itaú Unibanco. Somente nos últimos dois meses, foram 1.269 casos.
Quem ocupa o segundo lugar do ranking é o Bradesco, seguido do Santander. Em geral, as organizações financeiras descontam na conta dos clientes, serviços que sequer tinham sido solicitados. Por isso, as cobranças irregulares aparecem na primeira posição.
A orientação é para que o cliente procure o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) do banco, caso perceba alguma irregularidade. De acordo com o Decreto 6.523/2008, o prazo para solução do caso é de até cinco dias úteis. Se, mesmo assim, o problema persistir, a demanda deve ser encaminhada para os órgãos de defesa do consumidor.