Itaú Unibanco combaterá Elo com Hipercard

Itaú Unibanco poderá, finalmente, usar a bandeira de cartões Hipercard para combater a novata Elo, criada pelos concorrentes Bradesco e Banco do Brasil. As amarras para tornar a Hipercard uma bandeira de cartão de alcance nacional foram removidas. O Itaú Unibanco reviu o contrato com a varejista americana Walmart e o novo acordo, selado por 20 anos, prevê que o Hipercard seja aceito em qualquer estabelecimento comercial, incluindo os concorrentes diretos da varejista. Assim livre da limitação, passa a ter condição de enfrentar a emergente bandeira Elo no segmento da baixa renda, nicho no qual a bandeira do Itaú Unibanco tem forte atuação.
A ideia é que a bandeira se estabeleça como marca reconhecida pelo consumidor e de ampla aceitação. Nessa ponta, o passo foi dado há cerca de um ano, quando a Redecard passou a capturar, nas lojas, as transações com o Hipercard.
Tal arranjo permitiu que a bandeira saltasse de uma aceitação em 470 mil estabelecimentos para os 850 mil atuais. A casa de 1 milhão de lojistas deve ser superada até o fim do ano.
Enquanto a Elo dá os seus primeiros passos no mercado para se valer da onda da inclusão financeira, o Hipercard já tem meio caminho andado, conta com uma base de cerca de 15 milhões de cartões e tem ampla aceitação no Nordeste e Sul do país, com uma fatia de cerca de 10% do setor.