Itaú sentencia dezenas de pais e mães de família ao desemprego

Publicado em: 13/07/2022
Itaú sentencia dezenas de pais e mães de família ao desemprego

O Itaú anunciou a reestruturação e automação em duas áreas: Consignado (Diretoria de Operações Centralizadas) e Veículos (Diretoria de Negócios ItauCred Veículos). O banco informou sobre a reestruturação na segunda feira 04/07, pegando a todos de surpresa.


Apenas no departamento de Crédito Consignado em torno de 54 funcionários foram disponibilizados para realocação, e já houve ao menos sete demissões. O banco se comprometeu a suspender as dispensas e deu o prazo de apenas 15 dias para realocação, no qual o bancário terá de se candidatar a uma vaga e passar por processo seletivo interno, para só depois ter o retorno da aprovação. Isso se conseguir encontrar uma vaga.


Na área de veículos é a mesma coisa. A diferença é que essa área será extinta, e o prazo para realocação é de 60 dias. No departamento trabalham em torno de 140 funcionários.


Atualmente não chegam a 100 as vagas para São Paulo disponíveis no POC (Programa Interno de Vagas). E muitas delas pedem capacitações específicas e são dirigidas a perfis totalmente diferentes das áreas que estão sendo reestruturadas.


O Itaú lucrou R$ 7,36 bilhões no primeiro trimestre de 2022, um aumento de 15% na base anual. Nada justifica esses desligamentos, dado o resultado apresentado pela instituição financeira e a sobrecarga de trabalho em muitos departamentos. Com esta ação, o Itaú mostra sua verdadeira face, sua ganância por lucros cada vez mais exorbitantes e a falta de compromisso e responsabilidade social.