Itaú: COE negocia retorno ao trabalho presencial

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú, junto com os membros do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde do Itaú se reuniram com a direção do banco, ontem, quarta-feira (10). Na pauta, o protocolo de retorno ao trabalho presencial dos empregados que ainda estão em home office, o retorno dos trabalhadores do Grupo de Risco e o parcelamento do adiantamento de salário aos trabalhadores afastados.
Os representantes do banco garantiram que os protocolos de saúde e segurança, como o uso de máscara, álcool gel, distanciamento e análise nos casos dos suspeitos de contágio pela Covid-19, entre outras medidas, continuarão sendo adotados. Informaram ainda que o Itaú é “contra a realização de exame de retorno, pois as pessoas não estão afastadas, estão trabalhando em home office e não faz sentido fazer exames”.
Na questão do retorno dos trabalhadores do grupo de risco, o banco estabeleceu o ciclo vacinal completo, mais o período de 14 dias como exigência mínima. Nas agências, este retorno já está acontecendo desde o dia 4 de outubro. Na administração, o processo gradativo está acontecendo de “forma voluntária”, em número reduzido, por conta dos protocolos dos prédios.
O banco considera ainda que todos os bancários que estão com ciclo de vacinação completa, mas não retornarem ao trabalho presencial por algum impedimento médico devem ser encaminhados ao INSS.
Os sindicatos têm recebido várias denúncias de casos de funcionários que voltaram sem nenhum exame e foram demitidos, mesmo apresentando problemas de saúde. O movimento sindical reivindica “que o banco analise caso a caso” o retorno dos trabalhadores do grupo de risco e busque realocar esses mesmo funcionários em home office e teletrabalho.
Os trabalhadores reivindicam ainda a retomada da discussão do parcelamento da dívida do INSS. O banco sugeriu que fosse marcada uma nova reunião para debater o tema. Entretanto, adiantou que um acordo só será fechado nacionalmente, com todas entidades representativas dos bancários.