Internet reduz despesa de bancos, mas serviços bancários sobem até 65%

Os órgãos de defesa do consumidor constataram que, embora a internet seja o principal caminho para as pessoas fazerem suas operações bancárias, os seus benefícios nem sempre são repassados aos clientes quando o assunto é a tarifa.
Apesar de o custo de uma transação ser até cem vezes mais caro em uma agência do que na rede mundial, os bancos elevaram os preços de parte de seus serviços.
Entre abril de 2008 e junho de 2010, houve reajustes de até 65,8% nos pacotes bancários, de acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
O Idec aponta como fator importante o desconhecimento do usuário sobre os benefícios da internet, que pode ser um instrumento para evitar filas e fazer economia no pagamento de tarifas.
Muitas taxas não podem, por lei, ser cobradas se realizadas pela rede e pouca gente sabe disso.
Segundo o Idec, 60% dos clientes estão vinculados a um pacote e, caso esse cliente use frequentemente a internet, ele poderia optar por tarifas avulsas.