Internet banking exige cuidado dobrado

Publicado em: 29/12/2009
Internet banking exige  cuidado dobrado

Neste final de ano, o cliente deve ficar ainda mais atento ao acessar o banco pela internet. Para monitorar as operações fora do padrão de comportamento de clientes, o Banco do Brasil implementou novo sistema para identificar fraudes e roubos de contas. Porém, os banqueiros em geral ainda querem se esquivar da responsabilidade de garantir a segurança do cliente.

Em outubro, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul deu ganho de causa ao Itaú a respeito de saque sem autorização feito na conta de um cliente. O valor sacado chegou a R$ 4.487,53. No computador do correntista foi verificada a presença de um vírus, mais conhecido como Cavalo de Tróia, criado para roubar dados do usuário. 


Além deste risco, o cliente não deve confiar em e-mails que recebe com promessas de recadastramento ou que relatem problemas na conta. Mais conhecido como fishing, expressão adaptada do pescar em inglês, os criminosos virtuais usam uma interface idêntica ao do banco, para confundir o usuário e fazer com que ele digite dados confidenciais.