Imposto de Renda: Lula afirma que correção da tabela vai sair

Entre os vários temas do encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com sindicalistas, na última quarta-feira, dia 18/01, no Palácio do Planalto, um dos mas aguardados era relativo ao Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). A falta de correção da tabela do IR desde 2015 fez com que mais trabalhadores passassem a pagar, aumentando uma situação que já era de injustiça, como disse o próprio Lula na reunião: quem ganha menos paga proporcionalmente mais. “É necessário muito convencimento no Congresso, muita organização na sociedade. A gente não ganha isso se não houver mobilização.”
O objetivo é elevar a faixa de isenção de modo que quem receba até R$ 5 mil por mês fique isento. Algo em torno de 3,8 salários mínimos, pelo valor atual. A falta de correção da tabela do IR fez com que essa faixa, hoje, ficasse bem menor. Quem recebe 1,5 mínimo já paga imposto. Um legado do ex-presidente. Que, por sinal, ainda durante a campanha de 2018 havia prometido mexer na tabela.
Assim, segundo a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco), se a tabela fosse corrigida de uma vez em 148,1%, isentaria neste ano 27,4 milhões de contribuintes.