HSBC abusa e muda o plano de saúde

Publicado em: 15/04/2013
HSBC abusa e muda o plano de saúde

Em janeiro deste ano, o HSBC mudou unilateralmente o plano de saúde dos funcionários. A medida, no entanto, retira direitos importantes dos bancários da ativa e dos aposentados. Com isso, no momento em que o banco deixa de descontar do bancário titular a sua mensalidade, debitando apenas dos dependentes, retira assim o direito do trabalhador não poder utilizar o plano de saúde através da Lei 9.656/98, pelo período a mais, ou seja, até dois anos, após seu desligamento sem justa causa. Além também de prejudicar os aposentados que conforme a Lei, não poderão utiliza-lá, pois precisaria haver contribuição mensal.


O movimento sindical, junto com a Contraf-CUT, tiveram uma negociação com o banco na semana passada em São Paulo, onde foi cobrado que a empresa voltasse atrás no procedimento de mudança do plano de saúde, tendo por exemplo, o limite da co-participação que antes da mudança era R$ 162,23, passando a ser ilimitado, após o debate, o banco voltou atrás e fixou o teto máximo em R$ 182,00.


O banco deve apresentar nova posição esta semana sobre os demais itens do plano. O movimento Sindical continuará mobilizado em todo o país para acompanhar os desdobramentos.