Fenaban recusa melhorias na segurança

No momento em que dispara o número de mortes em assaltos envolvendo bancos, a Fenaban fugiu de sua responsabilidade perante os bancários e a sociedade, ao recusar as medidas efetivas para combater a violência, propostas pelo Comando Nacional dos Bancários. Na negociação ocorrida nesta terça-feira 06/09, em São Paulo, pela 2ª rodada da Campanha Nacional dos Bancários 2011, os bancos negaram as reivindicações apresentadas pelos trabalhadores, sobre segurança.
Os bancos perderam a oportunidade de dar uma resposta concreta para os bancários e para toda a sociedade, que está assustada com a escalada de mortes, assaltos e explosões de caixas eletrônicos. A sociedade está cobrando medidas preventivas dos bancos e certamente apoia os bancários nessa luta.
Os bancários defendem instalação de portas de segurança com detectores de metais, câmeras em todas as áreas internas e externas das agências com monitoramento em tempo real, vidros blindados nas fachadas; divisórias individualizadas entre os caixas eletrônicos, biombos entre a fila de espera e a bateria de caixas e isenção das tarifas de transferências de recursos (TED e DOC). Também querem melhorias na assistência às vítimas de assaltos e sequestros e a proibição da guarda das chaves de cofres e do transporte de valores por bancários. O Comando Nacional agora se prepara para a 3ª rodada de negociação sobre remuneração, marcada para o dia 12/09, também em São Paulo. Mas, diante de todas as recusas, a categoria deve se preparar para a luta.