Estatuto das Estatais libera privatização

Publicado em: 09/12/2015
Estatuto das Estatais libera privatização

O projeto de lei do Senado 555, conhecido como Estatuto das Estatais, em tramitação em regime de urgência, pode representar, além da privatização da Caixa e outras empresas públicas, o fim da participação de representantes dos trabalhadores nos conselhos de administração das estatais. Um retrocesso.


A medida reduz o controle social das empresas a fim de abrir o caixa das instituições ao capital. É justamente contra a abertura que os movimentos sociais têm articulado manifestações.  Mensagens estão sendo enviadas aos senadores para pressionar a retirada do PLS 555 de tramitação.


Qualquer cidadão pode mandar. Basta acessar a página do senado através do endereço eletrônico, www.senado.gov.br/senadores/senadoresPorUF.asp. Vale lembrar que a medida pode acabar, inclusive, com programas sociais essenciais ao desenvolvimento do país, como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida. O projeto nasceu de iniciativas dos tucanos Tasso Jereissati (CE) e Aécio Neves (MG) e, se aprovado no Senado, vai para a votação na Câmara Federal.