Empresas são autuadas por falhas no SAC

O Procon-SP informou ontem, dia 13/02, que autuou 53 empresas por causa do descumprimento das regras do SAC (Serviços de Atendimento ao Consumidor). As firmas podem receber multas que vão de R$ 400 a R$ 6 milhões, além do risco de suspensão temporária das vendas dos serviços. Os fiscais checaram os serviços prestados por companhias dos setores aéreo, bancário, financeiro, energia elétrica, remessa de cargas, correspondências, transporte rodoviário, telefonia, TV por assinatura, planos de saúde e de seguros.
A monitoração foi feita no atendimento do SAC em 78 empresas e encontrou, ao menos, uma “pegadinha” para os clientes. Algumas firmas destacam, no material de divulgação ou na própria fatura, um número de telefone comum com o qual o consumidor pode fazer sugestões ou reclamações, mas, no caso de haver negligência ou demora no atendimento, a empresa não é autuada, já que o consumidor não está usando o número do SAC. Os Bancos que se destaram foram: Itaú Unibanco, Santander e Bradesco.