Emissão do IPVA começa hoje

Começa hoje a emissão das guias para pagamento do IPVA 2012. Uma das novidades é a possibilidade do contribuinte pagar o imposto em qualquer banco. Para isso, basta imprimir a guia no sítio do Detran (www.detran.rj.gov.br) ou na página do banco Bradesco (www.bradesco.com.br).
O vencimento da primeira parcela para quem tem placa com final 0 (zero) é dia 16 deste mês. Também deve quitar o imposto neste dia quem optar pelo pagamento integral, com direito a 10% de desconto.
Após as datas de vencimento de cada parcela, será cobrada multa. O prazo da segunda parcela vai de 17 de fevereiro até 9 de março e o da última parcela começa em 19 de março e termina em 11 de maio, quando todos os proprietários deverão ter quitado o tributo.
Outra novidade é que o Bradesco não cobrará a taxa de serviço de R$ 2,98. Segundo o banco, será possível pagar o imposto em caixas eletrônicos e os clientes do Bradesco terão a opção do pagamento por débito automático.
Além do valor do IPVA, a guia trará a cobrança de R$ 235,87 pelo seguro obrigatório, licenciamento e emissão do documento.