Clientes do Itaú Unibanco, Caixa e Bradesco sofrem com falhas no sistema

Publicado em: 13/06/2011
Clientes do Itaú Unibanco, Caixa e Bradesco sofrem com falhas no sistema

  Há duas semanas, milhares de clientes do Itaú, maior banco privado brasileiro, tomaram um susto. Sem razão aparente, os saldos de suas contas correntes sumiram. Dez dias atrás, correntistas da Caixa Econômica Federal, quarto maior banco do País, não conseguiram fazer saques nem usar cartões durante dois dias. Em ao menos duas madrugadas no meio da semana passada foi a vez de clientes do Bradesco, terceiro maior do setor, não poderem efetuar pagamentos com cartões.



  Esses "minibugs" têm sido cada vez mais frequentes, apesar do investimento das instituições financeiras em tecnologia. No ano passado foram R$ 22 bilhões, 15% a mais que em 2009. O consumidor não se impressiona com esses bilhões. Quer seu dinheiro seguro. Insatisfeito, parte cada vez mais para reclamações nos órgãos responsáveis.



  Segundo o Procon de São Paulo, a quantidade de queixas em dois itens ligados ao uso da tecnologia - transação eletrônica não reconhecida e falha bancária em transações eletrônicas - cresceu 10% no primeiro trimestre, ante igual período do ano passado. Em relação ao último trimestre de 2010, a alta foi de 9%. Foram 552 reclamações nos três primeiros meses de 2011, ante 496 e 507 dos períodos anteriores.