Caixa leva multa acima de R$ 2 milhões por descumprir a lei do SAC

A Caixa Econômica Federal foi multada em R$ 2.128.200 por desrespeito à Lei do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), que completou um ano no último dia 1º. O Citibank, PanAmericano, Cacique, Mercantil, Ibi e Gmac também foram autuados.
A multa da Caixa foi uma das maiores das 50 aplicadas a 43 empresas, que totalizaram aproximadamente R$ 35 milhões. O PanAmericano, que teve 35% de seu capital comprado pela Caixa, também está na lista, com R$ 2.240.435,56 em multas.
O grande motivo desta prática e a falta de trabalhadores nas agências que provoca inúmeras reclamações no SAC. Trabalhadores ficam sobrecarregados de trabalho, não dando assistência adequada a todos os clientes e usuários. Estes é um dos grandes motivos pelo qual os Sindicatos insistem em novas contratações.
As empresas que receberam as maiores penalidades foram as de telefonia: Tim, Claro, Vivo e Telefônica, condenadas a pagar R$ 3,192 milhões cada. A Telefônica e a Claro são reincidentes e foram multadas duas vezes.
As penalidades variam de acordo com a gravidade e quantidade de infrações cometidas, além da condição econômica do infrator, ficando entre R$ 212,82 e R$ 3.192.300,00 (artigos 56 e 57 do Código de Defesa do Consumidor).
As maiores reclamações registradas pela fundação Procon-SP estão relacionadas ao tempo de contato com atendente (4.849); o fato de o consumidor ter de relatar o problema mais de uma vez (3.828); e a interrupção da ligação (3.313).