Benefícios não sacados são bloqueados

Publicado em: 14/07/2011
Benefícios não sacados são bloqueados

  Com o objetivo de evitar o pagamento indevido e qualquer tentativa de fraude na previdência social, os benefícios que não forem sacados em até 60 dias após a data marcada para o pagamento, vão ser devolvidos pelo banco ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida visa, por exemplo, impedir o saque de pensão ou aposentadoria de segurado já falecido.



  O beneficiário não perde o dinheiro e nem o direito, porém precisará se dirigir à Agência da Previdência Social (APS) que mantém o benefício, para fazer o pedido de reativação do depósito. A norma de segurança determina que, após o período limite, a instituição bancária devolva o valor ao INSS.



  Por sua vez, o instituto bloqueia o pagamento até a solicitação do beneficiário na APS responsável pelo benefício. O desbloqueio é feito mediante apresentação de documentação com foto, como carteira de identidade ou de motorista. Na folha de junho deste ano, encerrada na quinta-feira (07/07), 8.549 benefícios foram suspensos por não terem sido sacados no prazo de 60 dias.