BB negocia compra de restante do Banco Votorantim

O Banco do Brasil está negociando a compra da metade do capital do Banco Votorantim que pertence ao Grupo Votorantim, num movimento que poderia ajudar o maior banco do país a fortalecer sua posição no mercado de financiamento automotivo.
A informação vem a público poucos dias após o BB ter reportado seus resultados de janeiro a março, que foram afetados por um prejuízo de R$ 597 milhões do Banco Votorantim no período. A fonte não deu mais informações, porque os termos das negociações estão sendo discutidos.
Foi o terceiro trimestre seguido de perda líquida do Votorantim. E a expectativa do Banco do Brasil é de que o banco seguirá apresentando resultados líquidos negativos nos próximos meses, embora menores.
O banco estatal comprou 49,99% do capital do Votorantim por R$ 4,2 bilhões, em janeiro de 2009, num momento em que os efeitos da crise global de 2008 deixaram vários bancos brasileiros de médio porte em condições mais adversas. Pelo acordo firmado na ocasião, o controle do Banco Votorantim foi preservado nas mãos do Grupo Votorantim, da família Ermírio de Moraes.