Bancos investem mais em propaganda que em segurança

Publicado em: 03/06/2011
Bancos investem mais em propaganda que em segurança

  O país cresce, a população melhora a renda e os bancos, como “urubus na carniça”, gastam bilhões em propaganda para atrair mais clientes. Em 2010, o Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Itaú, Santander, Safra e HSBC gastaram juntos, nada mais do que R$ 3,15 bilhões em propaganda.



  O mais grave é que os comerciais nada têm haver com o que realmente é oferecido à população brasileira. As taxas de juros são as maiores do mundo, a burocracia impera, os serviços são precários e as agências não possuem nenhuma estrutura, muito menos segurança.



  Precisar de tanta maquiagem talvez seja a razão de os bancos gastarem com publicidade muito mais do que com a segurança. Para se ter uma idéia da diferença, as mesmas sete instituições financeiras destinaram, em 2010, apenas R$ 2,25 bi para equipamentos de vigilância. Quase R$ 1 bilhão a menos.



  Importante destacar ainda que parte do investimento é para a segurança virtual, ou seja, do patrimônio, das transações feitas por meio da internet. Os gastos com segurança física, na verdade, são muito menores.