Bancos assumem ranking de reclamações do Idec

Os bancos conseguiram um feito histórico, encerrar o ano de 2011 na liderança do ranking de reclamações do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), pela primeira vez desde que a listagem começou a ser divulgada, há doze anos. O setor conseguiu a proeza de desbancar os planos de saúde, que dominavam desde a primeira listagem.
Sozinhas, as instituições financeiras responderam por 16,64% dos mais de 16 mil atendimentos realizados pelo Idec no período, percentual que os levou da terceira posição de 2010 para a liderança no ano passado. As reclamações e dúvidas mais recorrentes são: cobrança indevida, débito não autorizado, taxa de juros, renegociação de dívidas e venda casada de produtos financeiros.
Não é só no Idec que as reclamações contra bancos estão crescendo rápido. No Banco Central, o total de queixas procedentes subiu nada menos do que 43% entre janeiro de 2010 e janeiro de 2011, o dado mais recente disponível. Só de dezembro do ano passado para o primeiro mês deste ano, o aumento foi de 12%.