Bancários do Santander conquistam avanços no atendimento de saúde

Publicado em: 04/06/2010
Bancários do Santander conquistam avanços no atendimento de saúde

Em reunião realizada na última quarta-feira, os bancários do Santander conquistaram avanços importantes na reunião do Comitê de Relações Trabalhistas (CRT).

A direção do Santander confirmou que todos os funcionários que se afas-tarem por mais de 15 dias por problemas de saúde terão garantido pelo banco o recebimento dos salários até que a situação se regularize junto ao INSS.

Outro avanço foi a  redução do tempo de espera para a realização do exame de retorno, que deverá ser realizado depois que o bancário receber alta do INSS. Hoje, esse exame chega a demorar até 20 dias.

É comum nas clínicas terceirizadas que faziam os exames de retorno que o bancário fosse obrigado a assinar o ASO (a guia onde é declarado se ele está ou não apto ao  trabalho)  em  branco,  antes do exame. Agora, o banco vai orientar as clínicas a pedir a assinatura só depois de terminados os exames como vai deixar essa orientação escrita de forma bem clara no próprio documento. Além disso, o bancário vai receber uma cópia do relatório emitido pelo médico.

O Santander se compromete também a dar em até 15 dias um parecer sobre a situação do bancário que passa pelos exames de retorno (se apto ou se inapto) e de deixar claro para todos  os  trabalhadores os procedimentos necessários para dar andamento adequado aos seus processos, seja no INSS seja nas clínicas do banco. Além disso, o banco garante os salários em dia no período em que os bancários aguardarem as datas para os exames nos casos de Pedidos de Prorrogação (PP) e Pedidos de Reconsideração (PR).

O banco estabeleceu a marcação de um novo exame demissional quando o bancário por algum motivo não puder comparecer na data marcada. E os bancários que por alguma razão sejam levados ao GOE ou ao GOI têm direito a uma cópia do processo dentro do qual estão inseridos.

O banco informou que vai fazer com que o PAP, órgão de acompanhamento dos bancários que estavam afastados e voltam ao trabalho, tenha uma postura mais pró-ativa.