Avanço da informalidade é obstáculo para o futuro da economia, alerta Dieese

Publicado em: 24/05/2021
Avanço da informalidade é obstáculo para o futuro da economia, alerta Dieese

Em função da pandemia, a renda do trabalho teve redução global de US$ 3,7 bilhões. A queda registrada no último ano e meio equivale a 4,4% do PIB mundial. Os dados foram noticiados na 109ª edição da Conferência Internacional do Trabalho, na última quinta-feira, 20/05. No Brasil, a situação é agravada por conta do aumento da informalidade. O setor de serviços, por exemplo, o mais atingido pela crise, registrou redução de 20% das vagas informais, segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV).


Além do avanço do desemprego, o diretor técnico do Dieese, Fausto Augusto Júnior, aponta como principais consequências a redução de renda e o aumento da pobreza. Com a capacidade de consumo reduzida, uma eventual retomada da economia fica ainda mais prejudicada.


Com a “reforma” trabalhista implementada no Governo Temer, as promessas de que a precarização dos direitos trabalhistas resultaria em redução da informalidade não se confirmaram, e vem sendo aprofundada no Governo Bolsonaro. Como resultado, desde 2016 as desigualdades sociais vêm se ampliando no Brasil. E as principais vítimas desse processo são os jovens. De acordo com o IBGE, um terço das pessoas com idade entre 18 e 24 anos estão desempregadas.