ANS acaba com limite para consultas com psicólogos e fisioterapeutas

Publicado em: 21/07/2022
ANS acaba com limite para consultas com psicólogos e fisioterapeutas

No último dia 11 de julho, em reunião extraordinária, a diretoria da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) aprovou o fim da limitação no número de consultas e sessões com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.


A decisão vale para usuários de planos de saúde com qualquer doença ou condição de saúde reconhecida na Classificação Internacional de Doenças (CID) da OMS (Organização Mundial de Saúde), que a partir de 1º agosto passam a ter direito a consultas ilimitadas. Será considerada apenas a prescrição do médico assistente do paciente, não sendo mais necessário que a doença esteja enquadrada em uma lista restrita de diagnósticos. 


Antes da mudança, o número de consultas cobertas obrigatoriamente por planos de saúde variava de acordo com cada doença.


A decisão é extremamente benéfica para os usuários de planos de saúde, especialmente bancários e bancárias, categoria na qual 68% dos afastamentos por saúde são decorrentes de enfermidades psíquicas.