Agência é interditada na Bahia por desrespeitar

A prefeitura de Salvador interditou na manhã de ontem uma agência do Banco do Brasil por desrespeito a uma lei municipal que estabelece tempo máximo de 15 minutos para que os clientes sejam atendidos em dias normais.
Foi a quinta vez que o banco desrespeitou a lei. Outras quatro agências foram notificadas, e também podem ser interditadas a qualquer momento.
Os gestores da agência interditada informaram que os advogados do banco devem recorrer da interdição.
De acordo com o prefeito da cidade, João Henrique Carneiro, a lei que estabelece o tempo de atendimento para os clientes, apesar de sancionada há mais de dois anos, só começou a ser aplicada nos últimos dias, porque foi derrubada uma liminar da Justiça Federal que impedia a fiscalização.
Cada notificação custa aos bancos uma multa de R$ 5.000,00.
Após a interdição, segundo a lei, as agências ficam cinco dias fechadas para adaptação às regras.
Caso persista na irregularidade, a Prefeitura cassará definitivamente o alvará de funcionamento, segundo informou o prefeito.
Para controlar o horário de chegada, os bancos são obrigados a entregar senhas aos clientes.
Como há poucos funcionários para fiscalizar todas as agências, grande parte das notificações acontecem quando os próprios clientes reclamam junto à Prefeitura ou ao Ministério Público.
Em Petrópolis, a lei nº 5.763, de 12 janeiro de 2001, limita o tempo de atedimento bancário em no máximo 15 minutos (em dias normais) e no máximo 30 minutos, em dias de mais movimento.