Agência é interditada na Bahia por desrespeitar

Publicado em: 14/07/2010
Agência é interditada na Bahia por desrespeitar

A prefeitura de Salvador interditou na manhã de ontem uma agência do Banco do Brasil por desrespeito a uma lei municipal que estabelece tempo máximo de 15 minutos para que os clientes sejam atendidos em dias normais.

Foi a quinta vez que o banco desrespeitou a lei. Outras quatro agências foram notificadas, e também podem ser interditadas a qualquer momento.

Os gestores da agência interditada informaram que os advogados do banco devem recorrer da interdição.

De acordo com o prefeito da cidade, João Henrique Carneiro, a lei que estabelece o tempo de atendimento para os clientes, apesar de sancionada há mais de dois anos, só começou a ser aplicada nos últimos dias, porque foi derrubada uma liminar da Justiça Federal que impedia a fiscalização.

Cada notificação custa aos bancos uma multa de R$ 5.000,00.

Após a interdição, segundo a lei, as agências ficam cinco dias fechadas para adaptação às regras.

Caso  persista  na  irregularidade,  a Prefeitura cassará definitivamente o alvará de funcionamento, segundo informou o prefeito.

Para controlar o horário de chegada, os bancos são obrigados a entregar senhas aos clientes.

Como há poucos funcionários para fiscalizar todas as agências, grande parte das notificações acontecem quando os próprios clientes reclamam junto à Prefeitura ou ao Ministério Público.

Em Petrópolis, a lei nº 5.763, de 12 janeiro de 2001, limita o tempo de atedimento bancário em no máximo 15 minutos  (em dias normais) e no máximo 30 minutos, em dias de mais movimento.