Eleição para a Funcef terá segundo turno para o Conselho Fiscal

Publicado em: 22/04/2024
Eleição para a Funcef terá segundo turno para o Conselho Fiscal

A votação virtual para as eleições da Funcef, o fundo de pensão dos empregados da Caixa Econômica Federal (CEF), terminou nesta sexta-feira (19/4), às 18 horas. Com o resultado, haverá segundo turno apenas para o Conselho Fiscal.

O comparecimento foi muito baixo em todo o país, participando da votação, nacionalmente, apenas 23,17% dos empregados da ativa e aposentados com direito a voto. No estado do Rio de Janeiro, este número foi ainda menor: 13,19%. “O Rio foi o estado com a mais baixa participação. Parte se explica pelo tamanho da nossa base de aposentados, com os quais temos mais dificuldades para fazer contato e divulgar as eleições, mas precisamos descobrir como promover uma maior participação dos colegas da ativa”, avaliou Rogério Campanate, diretor da Secretaria de Bancos Públicos do Sindicato dos Bancários do Rio e integrante da Comissão Executiva dos Empregados (CEE).

As eleições foram de 16 a 19 de abril. O total de votantes foi de 31.839. Para a diretoria de Administração e Controladoria da Funcef foi reeleito em primeiro turno, com 51,08% dos votos (16.264), o candidato número 11, Rogério Antônio Vida. Leonardo Quadros, candidato número 12, ficou em segundo, com 10.077 (31,65%). Em terceiro, o número 14, Antônio Schuck, com 5.059 votos (15,89%).

Para o Conselho Deliberativo também não haverá segundo turno, sendo eleito para o cargo Marcos Leite de Matos (titular) e Fabiana Cristina Meneguele Matheus (suplente), com 18.444 votos (57,93%). Em segundo ficou o número 31, Maria de Jesus Gaia (titular) e Amanda Leite Scheller suplente, com 12.193 (38,30%).

Haverá segundo turno para o Conselho Fiscal, a ser disputado entre o número 22, Gilson Tavares Costa (titular) e Paulo Germano da Costa (suplente), que tiveram 10.811 (33,96%) e o número 23, Fernanda Cristina dos Anjos (titular) e Érico Cesar Gomes de Jesus, 10.518 (33,03%). O número 21, Wagner Ferreira (titular) e Mizake Mitiue (suplente), ficou em terceiro com 9.850 (30,94%).

Veja abaixo a votação completa:

- Diretoria de Administração e Controladoria:

• Número 11 – Rogério Antônio Vida Gomes – 16.264 (51,08%)
  • Número 12 – Leonardo dos Santos Quadros – 10.077 (31,65%)
  • Número 14 – Atônio Schuck – 5.059 (15,89%)
  • Brancos – 195 (0,61%)
  • Nulos – 244 (0,77%)

- Conselho Deliberativo:

• Número 32 – Marcos Leite de Matos (titular) e Fabiana Cristina Meneguele Matheus – 18.444 votos (57,93%)
  • Número 31 – Maria de Jesus Demetrio Gaia, titular e Amanda Leite Scheller suplente – 12.193 (38,30%)
  • Brancos – 666 (2,09%)
  • Nulos – 536 (1,68%)