Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Notícias

Bancários do BB realizam Dia Nacional de luta contra reestruturação no banco

09/08/2019

Sindicatos dos bancários de todo o país realizam hoje, dia 09/08, um Dia Nacional de LUTA contra reestruturação no Banco do Brasil, que anunciou no dia 29 de julho mais um Plano de Adequação de Quadros (PAQ), com previsão de extinção de funções, redução de postos de trabalho, fechamento de agências e departamentos. O banco também prepara um novo plano de desligamento incentivado.

Os protestos de hoje fazem parte do calendário de luta em defesa dos bancos públicos, definido na 21ª Conferência Nacional dos Bancários.

Levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) com base em dados do Banco Central, aponta que, atualmente, dos 5.590 municípios brasileiros, 3.365 (60,2%) contam com uma ou mais agências bancárias. Do total de municípios, 950 (17%) são atendidos somente por bancos públicos. Os dados mostram, ainda que, com o fechamento de agências de bancos públicos, 57% das cidades brasileiras podem ficar sem agências bancárias e, neste caso, suas populações terão que se deslocar para outros municípios para ter acesso aos serviços por elas prestados.

O exemplo mais alarmante é de Roraima. Dos 15 municípios do estado, apenas seis contam com agências bancárias e em cinco deles existem apenas bancos públicos. Fechadas as agências de bancos públicos, toda a população do estado teria de ir até a capital para utilizar um banco.

A Diretoria do SindBancários Petrópolis, durante a parte da tarde, se veste de preto e participa do DIA DE LUTA nas agências do BB da cidade, junto aos funcionários, contra reestruturação do banco.



Fotos:
Sindicato dos Bancários.


28/06/2018 - TRABALHADOR EM FOCO - TEMA: Fim da ultratividade 
 
TRABALHADOR EM FOCO - 04/05/2017 - Tema: Reflexos da Greve Geral 
 
TRABALHADOR EM FOCO - 27/04/2017 - Greve Geral 28/04/2017.